Mais de 700 pessoas prestigiaram a cerimônia de posse de Jarbas Vasconcelos para o triênio 2013-2015 à frente da OAB, Seção Pará, realizada no início da noite de ontem (02), no auditório Benedito Nunes, na Universidade Federal do Pará. Diversas autoridades políticas do estado e da OAB Nacional compareceram ao evento e manifestaram apoio e confiança no trabalho que será desenvolvido nos próximos três anos.
O atual vice-presidente do Conselho Federal da OAB e candidato à presidência, Alberto de Paula Machado, foi uma das autoridades presentes. Para o advogado, a reeleição de Jarbas Vasconcelos é um claro sinal de aprovação junto à classe. “Isso representa o reconhecimento da advocacia do Pará. E hoje, os advogados e a nova diretoria renovam as energias para mais três anos desse trabalho voluntário em prol do bem comum”.
O advogado Helenilson Pontes, governador em exercício e representante de Simão Jatene, disse que espera que o Governo do Estado e a OAB, Seção Pará, atuem juntos na defesa dos interesses da Amazônia e do Pará. “É muito importante que estejamos unidos nesse objetivo. A expectativa é a melhor possível com a posse dessa nova diretoria”, comentou.
A ex-governadora e atual diretora administrativa e financeira da Brasil CAP, Ana Júlia Carepa, aproveitou para parabenizar os advogados paraenses e também afirmou ter boas expectativas em relação ao presidente reeleito. “A advocacia do Pará está de parabéns. Deu uma demonstração de que a democracia está à frente da Ordem. Jarbas é um homem que vai continuar a lutar para beneficiar a sociedade”.
Marcus Vinicius Furtado, atual secretário-geral do Conselho Federal da OAB e candidato à presidência, destacou o fato de Jarbas Vasconcelos ser um advogado militante. “É muito relevante ter um advogado militante á frente da nossa instituição. E Jarbas é um presidente com essa característica. Tenho certeza que ele fará uma gestão operosa e realizadora”.
Momento marcante
Ao promover um discurso de saudação ao presidente reeleito, Wadih Damous, ex-presidente da OAB, Seção Rio de Janeiro, e conselheiro federal eleito, empolgou o público presente e arrancou aplausos de pé. “Eu poderia faltar a qualquer posse, mas essa eu não poderia faltar por uma série de motivos. Foi a vitória mais sofrida de todas as obtidas”.
Ainda em discurso, o conselheiro federal eleito justificou a afirmação. “A vitória sofrida deve ser atribuída não ao resultado, mas aos precedentes. A OAB foi vítima de uma iniquidade. Por conta disso, Jarbas voltará maior, mais amadurecido, mais calejado”, em referência à intervenção imposta pelo Conselho Federal entre outubro de 2011 e abril de 2012.
Presidente demonstrou firmeza perante representantes do Conselho Federal
Em seu discurso de posse, Jarbas Vasconcelos aproveitou a presença dos dois representantes do Conselho Federal e candidatos à presidência e foi contundente no que diz respeito à relação que pretende estabelecer com o Conselho Federal da entidade, além de defender uma reconciliação. “O Conselho Federal irá se conciliar com a OAB do Pará. E nós faremos o mesmo. De agora em diante, iremos nos pautar numa relação transparente”.
Ao encerrar a cerimônia, o presidente reeleito não escondeu a alegria e agradeceu pela confiança depositada em seu trabalho e sua capacidade. “Meu sentimento é de gratidão. Por isso, eu queria convocar todos os advogados a trabalhar juntos em favor da advocacia paraense”.
Cerimônia
Além do presidente Jarbas Vasconcelos e diretoria, mais de 100 advogados foram empossados. Ao todo, foram empossados vinte e nove conselheiros seccionais, três conselheiros federais e demais diretorias. A solenidade contou a presença do coral da Fundação Carlos Gomes, que interpretou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Pará.
O conselheiro federal e membro honorário e vitalício da Ordem, Edilson Silva, ficou encarregado de empossar Jarbas, que leu o termo de compromisso diante dos presentes. Os advogados Alberto Campos, vice-presidente, Jader Kahwage, Secretário Geral, Nelson Sousa, Secretário Adjunto e Eduardo Imbiriba , Diretor Tesoureiro, compõem o restante da diretoria.
Logo em seguida, Jarbas instalou a 1º sessão extraordinária do novo Conselho Seccional da OAB no Pará. Através de resoluções, foram nomeados os novos diretores da Caixa de Assistência – CAA-PA, da Escola Superior de Advocacia – ESA, os juízes do Tribunal de Ética e Disciplina – TED, e os membros das comissões permanentes e temporárias da OAB-PA.
Resoluções:
A resolução nº 1 criou a Câmara Especial do Conselho Seccional da OAB-PA, que será presidida por Alberto Campos, vice-presidente da Ordem no Pará
A resolução nº 2 elegeu 24 advogados para compor o TED no triênio 2013-2015
A resolução nº 3 aprovou a indicação de diretores e coordenadores de departamento da ESA para o triênio 2013-2015
A resolução nº 4 aprovou a indicação de advogados para compor as Comissões Permanentes de Direitos Humanos, de Orçamento e Contas, de Estágio e Exame de Ordem, de Educação Jurídica e de Defesa das Prerrogativas
A resolução nº 5 aprovou a indicação da advogada Ivanilda Barbosa Pontes para o cargo de Ouvidora Geral
A resolução nº 6 criou a Comissão de Direito Público Municipal
A resolução nº 7 criou a Comissão de Direito dos Quilombolas
A resolução nº 8 criou a Comissão de Direito Empresarial
A resolução nº 9 criou a Comissão de Estudos Penais
A resolução nº 10 aprovou a indicação de centenas de advogados para comporem 41 comissões temporárias.