Caixa de Assistência da Advocacia do Pará

Acessibilidade:

Nota de Pesar

É com profundo pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará, comunica o falecimento do advogado criminalista Alberto da Silva Campos, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (04). Ele é pai do presidente da OAB-PA, Alberto Antonio Campos. Profissional com histórica militância na advocacia criminal, Alberto da Silva Campos exerceu o cargo de conselheiro seccional por dois mandatos. Bastante importante na formação de várias gerações de advogadas e advogados, foi professor da UFPA e do CESEP (hoje UNAMA).

O velório será realizado a partir de 9h, no plenário Aldebaro Klautau (sede da OAB-PA), com missa de corpo presente às 14h. O sepultamento vai ocorrer às 15h, no cemitério Recanto da Saudade. Neste momento de profunda dor e consternação, todos os integrantes do Sistema OAB Pará manifestam solidariedade ao presidente Alberto Campos e seus familiares. 

Biografia

Alberto da Silva Campos graduou-se em Direito pela UFPA – Universidade Federal do Pará em 1966, ano em que fundou o escritório de advocacia que carrega o seu nome. Ingressou como professor assistente na UFPA em 1965, lecionando a disciplina Técnica Comercial, do Curso Técnico de Administração. Entre 1966 e 1967 no Curso de Ciências Contábeis da UFPA, lecionou Técnica Comercial e Contabilidade Bancária, onde assumiu, no Centro Sócio-Econômico, a Chefia do Departamento de Micro-Economia.

Na UFPA, Alberto Campos, por designação da reitoria, compôs Comissões de Processos Administrativos Disciplinares no Centro Sócio-Econômico, integrou a Comissão para Elaboração do Plano de Estágio do Curso de Direito, passando, por concurso público, a integrar o corpo docente do curso de Direito, de onde aposentou-se como titular da disciplina Processo Penal. Em 08/03/1971, assumiu o cargo de Coordenador do Estágio Profissional da Faculdade de Direito, tendo sido nesse mesmo ano eleito Vice-Coordenador do Colegiado do Curso. Atuou como advogado designado pelo então Ministro da Justiça, Alfredo Buzaid, membro da Comissão Geral de Investigação Sumária do Ministério da Justiça, tendo conseguido a absolvição de todos os seus defendidos.

Foi ainda professor de Direito Processual Penal no curso de Direito do CESEP, atual UNAMA –Universidade da Amazônia, e Procurador do Ministério Público do Estado do Pará, de onde pediu exoneração para trilhar exclusivamente a carreira advocatícia. Na advocacia paraense, Alberto Campos foi o advogado responsável pelo primeiro júri realizado na Justiça Federal do Pará, bem assim, pela vedação da utilização de crachá de &ldquovisitante&rdquo por advogados em órgãos públicos, quando no exercício de seus misteres profissionais, atuando desde o início de sua vida profissional em todos os tribunais superiores do país, inclusive com sustentações orais. Faz parte ainda da sua via política-profissional ter exercido por dois mandatos o cargo de conselheiro da OAB-PA.

Rolar para cima