Caixa de Assistência da Advocacia do Pará

Acessibilidade:

#FolialegalécomDireitoeRespeito!

Quando falamos que a LGBTQIAPN+FOBIA, assim como o racismo, é estrutural e institucional é justamente por ver situações diárias em que são usadas expressões de caráter pejorativo e que desumanizam a População LGBTQIAPN+ e suas lutas.

O que autoridades em todos as Instituições e que detém Poder Político e Econômico cotidianamente fazem é reproduzir expressões que além de machistas, pois buscam inferiorizar, também são LGBTIfóbicas nos colocando em constante situação de violência verbal, simbólica e de gênero.

O que elas fazem não é diferente do que as demais pessoas também fazem em suas casas, nas rodas de conversa, nos bares, no jogo de futebol e no Carnaval, mas que sempre são relativizadas como “brincadeiras” ou sem intenção – “culposas”.

O que mais incomoda é que sempre haverá alguém que venha apresentar uma justificativa ou ainda o contra discurso do “mimimi”, o que não só demonstra falta de empatia como a conivência com essa estrutura perversa que segrega, oprime, humilha e inferioriza.

O que você tem feito quando vivencia esse tipo de situação ?

Você cala?
Você ignora?
Você finge que é brincadeira?
Você sente?

João Jorge
Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/PA.

Rolar para cima