om o auditório Otávio Mendonça lotado, o presidente da OAB-PA, Alberto Campos, deu início ao I Colégio de Presidentes de Subseções do triênio 2016-2018. Presidentes de 20 subseções, diretores, conselheiros seccionais e dirigentes do Sistema OAB participaram do evento, que visa discutir e buscar melhorias para a advocacia e sociedade de todo o Estado.
Em seu pronunciamento de abertura do I Colégio de Presidentes, saldou todos os colegas presidentes e dirigentes do Sistema OAB que participaram do I Colégio. Ele ressaltou a importância da união de todos os líderes da advocacia espalhados em todo o território paraense.
De acordo com o presidente, a gestão 2016 – 2018 é a continuação da gestão passada, presidida pelo então Jarbas Vasconcelos, e,sobretudo, de todos os diretores que também permanecem com o firme propósito de dar continuidade ao que foi deixado. “Hoje podemos planejar o que vamos fazer, de maneira que efetivamente nenhuma subseção fique sem o serviço da Ordem dos Advogados, de forma igual, com a mesma qualificação profissional”, ressalta.
Campos reafirmou a preocupação com o desempenho de cada advogado diante das mudanças que a classe precisa se adequar no mercado e para o melhor exercício profissional, citando o Processo Judicial Eletrônico (PJe). Além disso, integrar todo o Sistema OAB, cada município, é uma das prioridades. “Fazendo com que todo o Sistema interaja, que nós passemos a defender a sociedade em uma só voz. Somos líderes da sociedade civil. Temos a obrigação de fazer com que esse legado deixado por Jarbas avance, aumente. Sejam todos bem vindos. Que saíamos daqui mais fortes e unidos para defender a sociedade civil”, declara.
O presidente da subseção de Marabá, Haroldo Gaia, coordenador do evento, destacou o êxito dos poucos meses da atual gestão (2016-2018) e engrandeceu a atuação dos dirigentes do Sistema. “A nossa OAB tem o compromisso com a classe e com a sociedade. Uma das marcas desta gestão é a interiorização. Entre nós do interior, a OAB deve ir onde o advogado estiver, levando apoio e atendimento, seja na defesa das prerrogativas, seja no dia – a – dia de cada profissional, também através de convênios firmados, da Caixa de Assistência. Essa nova OAB é imaginável”, avalia.
Para o advogado, a gestão presidida por Alberto Campos, é reflexo da continuação das conquistas da gestão anterior, presidida pelo atual conselheiro federal, Jarbas Vasconcelos, consolidando a OAB entre a maior defensora da sociedade e da constituição federal brasileira.
“Essa OAB hoje, é feita por vários braços e pernas, corações e mentes. Todos os advogados do interior antes eram vistos somente em épocas de eleição. Isso mudou. Hoje, essa diretoria que aqui se encontra, é o resultado desse trabalho. Hoje, a OAB olha para o Estado como um todo. Por isso a importância desse Colégio, onde as demandas que iremos colocar aqui, é para atender o advogado do interior e da capital. Por isso, o apoio irrestrito a esta diretoria”, reforçou Gaia.
PALESTRA
O evento iniciou com a palestra “Os desafios para o desenvolvimento do Estado do Pará”, ministrada pelo diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Eduardo Costa. Ele é graduado em Ciências Econômicas pela UFPA, Mestre em Desenvolvimento Econômicopela Universidade Estadual de Campinas e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Presidente do Conselho Regional de Economia do Estado do Pará por dois mandatos. É atual Conselheiro Efetivo do Conselho Federal de Economia (COFECON). E também foi Secretário de Controle Interno do Poder Judiciário do Estado do Pará.
Para Alberto Campos, o tema é de suma importância para a classe diante do atual cenário da economia brasileira. “Perante aos momentos difíceis no país, onde muitas pessoas mudam de região para região e projetos são deixados de lado, os líderes da advocacia precisam ter uma visão diferenciada. Após debates e temas que serão apresentados durante o Colégio, precisamos nos aprofundar para que saíamos daqui mais bem preparados para defender a sociedade civil”, afirma o presidente.