No Dia Nacional contra o Aedes Aegypti, dezenas de advogados paraenses arregaçaram asmangas e foram às ruas capital nesta manhã. O objetivo era orientar e conscientizar a população sobre os cuidados necessários para combater a proliferação do mosquito que tem provocado várias doenças. Comerciantes, moradores e população em geral dos bairros do Jurunas e Condor, receberam pessoalmente todas as informações que foram repassadas pelos advogados e, aplaudiram a iniciativa. “É uma ótima ideia. A gente cuida da nossa saúde e procura cuidar da saúde das outras pessoas”, disse a doméstica Regina Ferreira, 57 anos.
A carreata de mobilização saiu por volta das 9h30 da praça Princesa Isabel. Diversos advogados, membros da Comissão de Saúde, Comissãodo Idoso, Comissão de Meio Ambiente, Comissão de Proteção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Comissão de Jovens Advogados e, aindaintegrantes da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará (CAAP), participaram da ação.
De acordo com o presidente da OAB-PA, Alberto Campos, o movimento teve como principal objetivo esclarecer a comunidade e alertar os sintomas da dengue, zika e chikungunya. Além disso, a campanha foi uma iniciativa mais que oportuna, tendo em vista também os problemas de saneamento que ajudam se tornando verdadeiros criadouros. “Às vezes o Estado (União, Estado e Município) não tem condições de sozinhos arcar com todo esse problema que a dengue vem se espalhando. É necessário alertar a população para que ela reaja e também possa entrar nessa guerra. O mosquito não pode derrubar o ser humano”, destaca.
Ainda segundo Campos, todo o território paraense se envolveu na causa, pois a mesma campanha também foi realizada em todas as seccionais da OAB, e nas 24 subseções da Ordem no Pará. “Precisamos ajudar e fazer a nossa parte, como esta campanha de esclarecimento para a população como estamos fazendo hoje”, reitera.
Ao longo do percurso, os advogados flagraram locais de verdadeiros criadouros, como canais e valas com água parada. Para a presidente da Comissão de Saúde da OAB-PA, Lilian Garcia, essa situação se tornou um sério problema de saúde pública que vem ganhando proporções em todo omundo. “Essas viroses transmitidas pelo vetor aedes aegypti estão cada vez mais cometendo a população e se adaptando aos ambientes urbanos. Precisamos combater. E isso só fazemos com o conhecimento”, disse.
A ação cívica realizada durante a manhã de hoje, foi uma iniciativa quesurgiu do Conselho Federal da OAB, por meio da coordenação nacional das Caixas de Assistência dos Advogados, que decidiram fazer a campanha hoje em todo o país. Para o presidente da CAAP, Oswaldo Coelho, o evento foi de suma importância por evidenciar e alertar sobre os males
causados pelo vetor Aedes Aegypti. Coelho acredita ser “uma obrigação de toda instituição que tem responsabilidade cidadã entrar nessa campanha de esclarecimento a população”.
A carreata terminou por volta das 13h, com a distribuição de mais informações aos trabalhadores da Praça do Relógio, no complexo do Ver – o – Peso.
Fotos: Yan Fernandes e Elielson Modesto